quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

o new wave






















O punk rock atraiu devotos dentro de escolas de artes norte-americanas. Logo surgiram bandas com abordagens mais letradas e artísticas, como os Talking Heads e o Devo, que começaram a se infiltrar na cena punk. Em alguns círculos, o termo New Wave começou a ser usado para descrever e diferenciar estas bandas abertamente "menos" punk.
Se o punk rock foi um fenômeno social e musical, ele não caminhou em direção a recorde de vendas (pequenas gravadoras específicas como a Stiff Records tinham lançado muitos artistas punks até à época). O mesmo se deu com o número de execuções nas estações de rádio norte-americanas, que continuou a ser dominada pelo formatos mainstream, tais como a disco music e vertentes do rock comercial. Executivos das gravadoras, a maioria deles foi iludido pelo movimento punk como algo vendável, reconheceram o potencial da New Wave como estilo mais acessivo e começaram a assinar e comercializar qualquer banda que pudesse reivindicar uma conexão remota entre punk e New Wave. Muitas dessas bandas, como The Cars e The Go-Go's eram essencialmente bandas de pop disfarçadas de New Wave privilégios reais; outras, entre as quais The Police e The Pretenders, exploraram e deram impulso ao sucesso inicial dentro desse movimento e colheram frutos de uma carreira longa e artisticamente consagrada.
Entre 1982 e 1985, influenciado por Kraftwerk, David Bowie e Gary Numan, a New Wave seguiu em direção do New Romantic de artistas como Duran Duran, A Flock of Seagulls, Culture Club, Talk Talk e Eurythmics, que às vezes utilizavam o sintetizador para substituir todos os outros instrumentos. Este período coincidiu com a ascensão da MTV nos Estados Unidos e levou a uma grande dose de exposição destes artistas do synth-pop. Algumas bandas de rock reinventaram-se e lucraram muito com exibições na MTV, por exemplo o Golden Earring, banda que fez muito sucesso com uma única canção na década de 1970 - "Radar Love" - e conseguiu emplacar um novo hit na década seguinte - "Twilight Zone". Apesar da popularização das muitas coletâneas de canções "Greatest of New Wave" que caracterizaram aquela época, a New Wave refere-se mais a uma época anterior de "vacas magras", de bandas de rock como The Knack ou, mais notoriamente, Blondie.

resumindo o new wave foi uma forma de protesto ao punk,que estorou no final de 70. o new wave foi a peça chave em 80 ,mas não fez tanto sucesso no lugar a onde surgiu a inglaterra,já no resto do mundo foi febre por isso conhecemos os anos 80 como a época colorida é alegre com bandas como culture club,cyndi lauper,visage,duran duran etc... o new wave se baseava em um monte de louco se produzindo o dia inteiro para estar pronto a noite para brilhar na balada,pessoas que não se encontravam dentro de suas familias é amigos ou etc...,mas ai resolveram fazer uma segunda familia,onde se vestir estranhamente era a chave do sucesso,a new wave esta presente ate hoje,em 2008 esta mais forte do que nunca as cores é conbinaçoês estranhas estão de volta com tudo,a calça de cintura alta nem se fala né?. bem mas a musica hoje considerada new wave tá muita banalisada por exenplo hoje se você se vestir de pipino você já ta no new wave ,isso não pode se chamado de new wave por que o verdadeiro new wave não vai mais voltar sabe,é se voltar não vai se do mesmo jeito por que antes foi uma forma de protesto ao punk hoje seria uma forma de modismo,acho que o new wave tem que continuar em nossas lenbranças somente,hoje não podemos chamar de new wave mas sim de new rave isso sim é legal,depois eu posto a materia sobre o new rave para vocês ver como funciona esse novo movimento muito legal.
um exemplo de que o new wave esta forte hoje é o boy george com a sua linha de roupa lançada em 2005 a b-rude,os exemplos estão do lado nas fotus.